segunda-feira, 30 de março de 2009

Nan Goldin

Um amigo do trabalho me deu hoje a dica dessa fotógrafa que quaaaase tem meu sobrenome. Fui pesquisar e gostei do trabalho dela. No site Artnet é possível ver mais fotos dela e comprar seus trabalhos. Gosto do tipo simples e corriqueiro das suas fotos, do fato dela fotografar amigos e lugares da sua realidade. Ando um pouco frustrada por estar aprendendo tanto no curso de fotografia e morrer de medo de sair com minha câmera na rua. Queria fotografar a praia, os vendedores, as barraquinhas de milho, as pessoas saindo da praia no domingo.. Ainda vou chutar o balde e arriscar umas idas ao calçadão com meu brinquedinho. Por enquanto vou vendo o trabalho alheio e estudando um pouco mais... 

Nan Goldin (1953) é uma fotógrafa americana.

Goldin nasceu em Washington, D.C., cresceu em uma familia judia de classe média alta em Boston, Massachusetts. Em 1968 um professor da escola e que estudava, Satya Community School, lhe introduziu acâmera fotográfica; Goldin tinha quinze anos de idade. Sua primeira mostra solo, realizada em Boston em 1973, foi baseada em suas jornadas fotográficas através das comunidades gays e transessuais da cidade, introduzida no meio pelo amigo David Armstrong. Goldin graduou-se na School of the Museum of Fine ArtsBoston/Tufts University em 1977/1978, onde trabalhou na maioria com impressões através do processo de Cibachrome.

Depois de se formar, Goldin mudou-se para Nova York. Começou então a documentar o cenário new-wave pós-punk, simultaneamente à subcultura gay no final da década de 1970 e começo da década de 1980.















Um comentário: